INFECÇÃO URINÁRIA, O QUE SABER?
Autor: Instituto Mineiro de Uroginecologia 
 
 
Como o seu nome indica, infecção urinária é a ocorrência de um processo infeccioso em alguma parte do trato urinário, tais como:
•Rim
•Ureter
•Bexiga
•Uretra
É geralmente provocada por bactérias, mas também pode ser causada por fungos e vírus.
Entre as bactérias, a mais comum é a escherichia coli, um agente que vive normalmente no sistema digestivo (intestino) e que, ás vezes, por descuido na higiene pessoal, acaba contaminando as vias urinárias. Há, no entanto, várias outras bactérias que também podem causar infecção urinária.
A infecção urinária é conhecida entre os médicos como Infecção do Trato Urinário (ITU). Representa a segunda infecção mais comum na mulher, sendo superada apenas pelas infecções respiratórias ( pneumonia, etc).
Estima-se que cerca de uma em cada cinco mulheres sofrerá de pelo menos um episódio de infecção urinária durante sua vida. Desse grupo, aproximadamente 20% irão apresentar mais de um episódio de ITU.
Esse tipo de infecção ocorre com maior freqüência entre 18 e 30 anos de idade, possivelmente em decorrência da maior atividade sexual, própria dessa fase da vida feminina.
Mais tarde na menopausa, observa-se novo aumento de casos de ITU. Isso ocorre porque os ovários deixam de produzir o hormônio conhecido como estrogênio que, como se sabe, protege o organismo feminino contra uma série de problemas, inclusive das vias urinária. Como a falta desse hormônio, passa a haver alteração do funcionamento da bexiga ( disfunção vesical ) e há diminuição dos meios de defesa da vagina, favorecendo a ocorrência de infecções genitais.