AVANÇOS NO TRATAMENTO DA INCONTINÊNCIA URINÁRIA
O Instituto Mineiro de Uroginecologia associa tratamentos para solucionar problemas do trato urinário feminino. Uma visão global das disfunções da pelve feminina e recursos tecnológicos de ultima geração têm permitido ao Instituto
Mineiro de Uroginecologia, uma atuação diferenciada no tratamento dos diferentes tipos de incontinência urinária. Segundo o diretor da instituição, Dr. João Fernando Motta dos Santos, apenas nos casos de incontinência urinária genuína de esforço a cirurgia é o tratamentos básico. "Nos demais casos, uma associação de outros tratamentos tem permitido solucionar a maioria dos problemas sem a necessidade da cirurgia". Essa nova realidade deve-se a vários fatores, como o desenvolvimento de drogas e equipamentos , cones vaginais, eletro-estimulação, etc. - para fortalecimento da musculatura pélvica.
É importante para o tratamento clinico uma abordagem integral com outros profissionais especializados na área.
O Instituto Mineiro de Uroginecologia, atua na propedêutica e terapêutica das disfunções pélvicas, o serviço de fisioterapia oferece uma abordagem diferenciada nas patologias que envolve os músculos do assoalho pélvico, tanto nos distúrbios urinários como nas disfunções sexuais.
Segundo Dr. João Fernando, o diagnóstico preciso é fundamental para o sucesso do tratamento. Nesse sentido, o Instituto Mineiro de Uroginecologia está equipado com o que há de mais moderno em termos de tecnologia: um equipamento computadorizado de policanais capaz de analisar, simultaneamente, um maior número de pressões e um sistema de cateteres eletrônicos (Micro-Tip).
Ele destaca que o diagnóstico precoce tem influência direta no sucesso do tratamento. "A existência desse tipo de disfunção compromete a qualidade de vida da mulher, pois tem reflexos negativos do ponto de vista emocional, social e sexual", alerta o uroginecologista.